quinta-feira, 4 de março de 2010

A melhor Universidade do mundo.

Então, alguém arrisca qual seria?

Quem falou UFRGS errou. A melhor Universidade do Mundo,na palavra dos maiores especialistas na área é a Harvard, em Massachusetts (EUA).

Mas o porque desse renome internacional?
Bom,vamos aos fatos:

- Os cerca de 20.000 alunos lá em Cambridge (Massachusetts) desembolsam cerca de R$ 78.000 reais anuais à instituição. Os queridos tem direito a acomodações e planos de Saúde. Mas não é essa a grande dificuldade que os candidatos enfrentam para ingressar em Harvard,visto que certa de 70% deles possuem bolsas de estudo. O problema é que em alguns cursos o requisito é que se gabaritem as provas...

- O Harvard College é uma espécie de preparação para os alunos da universidade. Eles possuem a liberdade de escolher entre 50 cadeiras que vão de Mandarim a Anatomia somente para ver em qual área possuem mais interesse.

- Harvard não se dá muito bem nos esportes,pois não dá bolsas para atletas. Mesmo assim,desde o ano de 1896,Harvard tem ao menos um representante nas Olimpíadas.

- Existem programas de voluntariado que buscam as habilidades dos alunos em cada área para ajudar a comunidade carente. O curso de Direito tem uma assessoria jurídica gratuita que é a maior dos Estados Unidos.

Além de tudo isso,os alunos doam,sim, DOAM rios de dinheiro todo ano para a Universidade,somente pelo orgulho de manter essa grande engrenagem. Com essa grana toda, Harvard só perde em arrecadação para a instituição de caridade mantida por Bill Gates.

O que me parece evidente é que a seleção dos seus alunos e um boooom saldo bancário é o segredo do sucesso centenário da Harvard.

Vamos a mais algumas curiosidades sobre ela:


• Al Gore (1969), ex-vice-presidente dos EUA, já praticava política nas associações de alunos de Harvard. YO-YO MA (1976), violoncelista, formado em artes, obteve o doutorado honorário em música em 1991.

• Mira Sorvino (1989), atriz, saiu de Harvard com um diploma de língua chinesa.

• Bill Gates (1976), abandonou o curso de direito para fundar a Microsoft e ganhar rios de dinheiro.

• Noam Chomsky (1955), lingüista de formação e intelectual de plantão.

• Stephen Jay Gould, paleontólogo, foi professor em Harvard nos anos 60.

Baseado em matéria da revista Super Interessante

Nenhum comentário: